terça-feira, 28 de junho de 2011

PODE O CRENTE BEBER SOCIALMENTE?

A graça e a Paz de Cristo Jesus esteja sobre a sua vida meu amigo internauta,
Bom uma nova pergunta ficou ecoando em mim, apesar de não haver duvidas quanto à minha posição quero aqui mostrar a alguns crentes se é permitido na bíblia o crente beber socialmente ou não.
Certa vez ouvi a seguinte afirmação vinda de um líder de uma denominação conceituada: "Desde que o crente beba em casa isso não é pecado, o que não pode é escandalizar!" e então fiquei desapontado com isso pois ai fica a pergunta: Como pode um crente estar bebendo? Lembro-me de uma situação parecida quanto em meus 15/16 anos presenciei uma cena destas de jovens crentes indo a um barzinho destes "bobódromos" e as bebidas pedidas eram das mais variadas, fiquei espantado pois alguns tinham ministérios importantes. Bom estou falando disso não para que você fique espantado também, mas para perceber qual é o ensino que muitas igrejas estão dando acerca deste assunto, pois a questão das afirmações é a seguinte: Jesus transformou água em vinho, ou seja, ele não poderia transformar e dar algo que fosse fazer as pessoas pecarem! Certíssimo este pensamento?Acho que em partes!

Quero aqui mostrar o porque é PECADO o crente beber socialmente ou descontroladamente como alguns fazem. Pois a Biblia nos dá razões para crêr que Jesus não transformou a água em bebida alcólica.
1º A palavra vinho no Hebraico tem duplo sentido, pois era usado para dizer sobre a Bebida Fermentada e também para o puro suco, compare os textos que encontramos na biblia:
a) Proverbios 23.31-35 (31 Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.

32 No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará.

33 Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades.

34 o serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro.

35 E diràs: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez.)

Aqui deixa claro que está se falando de Vinho Fermentado, veja o outro texto de Isaias 65.8, que faz uso da mesma palavra hebraica para falar do vinho que se acha no cacho de uvas, ou seja, o puro suco:

Assim diz o Senhor: "Quando ainda se acha suco num cacho de uvas, os homens dizem: ‘Não o destruam, pois ainda há algo bom’; assim farei em favor dos meus servos; não os destruirei totalmente.
Outro texto que encontramos na bíblia que nos ajudará aqui é o de habacuque 2.15 que diz:Ai daquele que dá de beber aos outros, misturando {à bebida} um veneno que os embriague, para ver a sua nudez!

Sabemos que em Jesus não há pecado. Poderia Jesus dar de beber à pessoas uma bebida que fosse fermentada para que elas se embriagassem? O vinho que Jesus transformou da água não era melhor por ser alcoólico, mas era ,melhor pois não havia mistura da fermentação e nem de água para diluir o alto teor alcoólico como se faziam, já que o costume era dar o puro suco da uva primeiro para se tomar junto com os alimentos e depois o vinho misturado para embriagar o povo, e este segundo vinho era de baixa qualidade.
Jesus jamais poderia tomar para si uma maldição (Hab. 2.15) dando ao povo bebiba misturada.
Fica para nós a lição: beber socialmente, descontroladamente, e escondido dentro de casa é pecado, é fora dos padrões biblicos, Ef. 5.18 nos deixa a preocupação de Deus, e também aquilo que deve encher a nossa vida, Gal. 5.16: Vivam no Espírito e não cumprireis a Vontade da Carne. e para encerrar o texto de Filipenses 4.8:
Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos.

A bebida está fora dos propósitos da purificação de nossas vidas, é melhor estarmos cheios do Espírito e ter o nosso coração ocupado com aquilo que tem virtude.
Cumpra a Missão do Senhor (Mt.28.19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário